Scroll Top

Laudos de pararaios

A Norma Regulamentadora NR-10 é a que assegura atesta a segurança em instalações e serviços relacionados à eletricidade. O para raio é um instrumento importantíssimo no ramo da eletricidade, pois age como escudo atraindo descargas elétricas para si, isolando outros ambientes a receber tal descarga elétrica com raios efeito de temporal. Construído com haste de metal, banhado de cobre ou alumínio, tem a funcionalidade de proteção utilizada em suas pontas. Normalmente os raios e descargas elétricas atinge a superfícies de regiões ao seu alcance, por consequência disso o para raio é instalado.

Para monitoramento de riscos, empresas, condomínios, indústrias e estabelecimentos no geral, todos devem manter prescrição do documento de para raio sempre atualizado. Esse laudo é a documentação obrigatória expedida com base na ABNT NBR 5419 de 2015.  O laudo deverá conter esclarecimentos e informações necessários sobre as atuais conjunturas de toda a instalação do sistema de proteção de estruturas contra descargas atmosférica, conhecida como SPDA. Todas as informações como a análise do sistema, eficácia, seu estado de preservação, respostas de medições de aterramento não devem deixar de serem anotadas. O relatório do para raio deverá conter um histórico fotográfico das inspeções, com orientações e recomendações do profissional.

SPDA e Normas técnicas

Associação Brasileira de Normas Técnicas mantém o interesse adequado aos importantes sistemas de funcionamento de um SPDA. Tendo em vista que a descarga elétrica ou raio assim conhecido é um fenômeno da natureza e age imprevisivelmente, podendo causar grandes danos tanto materiais como em pessoas podendo gerar acidentes fatais, é importante que exista a fiscalização adequada para esses equipamentos de grande importância.

O Laudo do SPDA das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de para raio é utilizado adequadamente quando apresentado conforma as normas vigentes, caso contrário, não é aceito. Essas inspeções devem verificar as conexões e integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, à conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores e descidas. Existem muitos cursos e qualificações no ramo industrial, de eletricidade e entre outros, para saber mais acesse a Mundial cursos e fique por dentro.

Laudos funcionais

O Laudo de SPDA ou Laudo de Para Raios deve ter como base o fato de que um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é projetado para proteger uma estrutura interceptando os raios e encaminhando suas correntes (extremamente altas) para a terra. Um bom SPDA deve possuir uma rede de terminais aéreos, condutores de interligação (descidas), e eletrodos de aterramento projetados para fornecer um caminho de baixa impedância para a terra.

O Laudo de para raio também deve ser realizado como forma de prevenção e segurança das instalações, já que sistemas de proteção contra descargas atmosférica contem o risco de incêndio que raios representam para algumas estruturas. Um SPDA impede a corrente do raio, diminuindo a ação de aquecimento provocado pela corrente que flui através de materiais das estruturas que na maioria das vezes são inflamáveis. Se um raio passa através de materiais porosos e de água, estes também poderá apresentar explosão se a água for transformada em vapor pelo calor produzido a partir da alta corrente.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.