Scroll Top

Curso de NR-10

Formação de Instrutor de NR-10

Conforme a NR 10, todo trabalhador habilitado, pode executar tarefas em instalações elétricas, esse profissional tem a obrigatoriedade de possuir treinamento específico de acordo com os riscos da atividade resultante do emprego de energia elétrica, bem como, das principais proteções como primeiros socorros e combate a incêndio.  A aplicação de um treinamento de segurança do trabalho exige a qualificação, entretanto não é qualquer pessoa, mesmo que com formação no ramo que pode ser um instrutor de NR10. Apesar de um Técnico de segurança do trabalho possuir uma habilidade no assunto, somente o profissional que concluir o curso específico na área elétrica e que esteja reconhecido pelo sistema oficial de ensino poderá ministrar.

Essa normatização se dá ao acordo com a Resolução 1010, de 22 de agosto de 2005, vigorada em julho de 2007. A NR 10 foi publicada em 8 de dezembro de 2004, em vista disso, no período em que vigorava a resolução 218 do Confea. Em se tratando dos técnicos, as resoluções posteriores à resolução 278, de 27 de maio de 1983, são os regimentos legais que determinam as atribuições de cada profissional, de acordo com as normas dos conselhos federais. O treinamento da NR 10 é constituído por três áreas distintas que se complementam sendo a elétrica, a de segurança e a área médica. Os assuntos deverão ser ministrados por profissional legalmente habilitado em cada especialidade.

Conteúdo programático para instrutor de NR 10

Em conformidade a NR 10 todos os interessados ou profissionais deverão cursar ou se reciclar em 40 horas para realização autorizada dos trabalhadores em serviços de Instalações Elétricas. Os conteúdos aplicados nessa formação serão; Introdução à Segurança com Eletricidade, Riscos em Instalação e Serviços com Eletricidade, Técnicas de Análise de Risco, Medidas de Controle de Risco Elétrico, Normas Técnicas Brasileiras NBR da ABNT NBR 5410, NBR 14039 e outras, Regulamentação do MTE, Equipamentos de Proteção Coletiva, Equipamentos de Proteção Individual, Rotinas de Trabalho – Procedimentos, Documentação de Instalações Elétricas, Riscos Adicionais, Proteção e Combate a incêndios, Acidentes de Origem Elétrica e Primeiros Socorros. Confira variados cursos e treinamento de operador de empilhadeira e se qualifique!

Normas de segurança na formação do instrutor

O treinamento de segurança em eletricidade deve ser devidamente ministrado levando em conta elementos fundamentais de prevenção. Os equipamentos e assuntos relevantes podem ser conferidos aqui. Equipamentos de Proteção Coletiva, Equipamentos de Proteção Individuais, Proteção e Combate a Incêndio assim como o de Primeiros Socorros. Os cursos ministrados contam com profissionais diferenciados em formação elétrica que pode ser um Engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica, com Bombeiro e um auxílio de um Médico de trabalho ou equipe de saúde especializada no assunto. A prevenção e combate a todo tipo de acidente nesse curso é fundamental, por isso é interessante o interessado se profissionalizar antes de iniciar qualquer procedimento áreas elétricas. Existem variados cursos para a formação de instrutor de NR 10, caso queira saber mais sobre o curso especifico em eletricidade e outras qualificações, acesse Mundial cursos e se inscreva!

clique-aqui-e-inscreva-se

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.