Curso de NR-10

Curso de NR10 SEP

O curso de NR 10 SEP é o Sistema Elétrico de Potência o que é uma norma que compreende todo o processo de transmissão e geração e distribuição de energia com as altas tensões, o curso é oferecido através da NR10 SEP e deverá treinar todos os profissionais que atuam com eletricidade com corrente superior a 1000 volts. Um ponto importante que deve ser citado ao se matricular é que o Ministério do Trabalho e Emprego o TEM estabeleceu uma série de requisitos para garantir toda a segurança e saúde dos trabalhadores em áreas de risco de forma obrigatória. E por isso o curso de NR10 SEP deverá servir basicamente para a capacitação deste profissional na execução de sua atividade de trabalho.

O curso é realizado de forma presencial com conteúdos abrangentes e importantes para a formação dos participantes, a carga horária total do curso é equivalente de 40 horas e é feita uma divisão de módulos por aulas específicas, cada aula possui em média de 3 a 4 horas de realização. É importante também citar que o aluno é avaliado com provas que abordam todo o conteúdo estudado, e a certificação é emitida apenas aos alunos que conquistarem uma média relevante em sua avaliação.

Objetivo do curso

O principal objetivo do curso de sistemas elétricos de potência da NR 10 SEP visa capacitar o profissional para trabalhar com segurança na área elétrica, em alta tensão, oferecendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais. Atendendo a Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, segundo portaria 484 de novembro de 2005.

O Curso de NR-10 Complementar, SEP Sistema Elétrico de Potência é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Alta Tensão. Após esta validade o profissional deverá fazer o curso de Reciclagem. O pré-requisito para participar este curso complementar é ter participado, com aproveitamento satisfatório, do curso Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. Os alunos precisam realizar uma avaliação sempre procurando abordar os conteúdos expostos. A partir disto toda a certificação deve ser emitida para os alunos que contarem com uma nota que seja igual ou superior de 70% em sua avaliação final. O aluno ao final do curso deverá receber um certificado de conclusão, este certificado pode ser exigido pelas empresas para que o trabalhador possa atuar em áreas de risco, e ele poderão o qualificar para exercer as atividades profissionais.

Conteúdo programático

O participante do curso receberá o certificado de conclusão do curso que o qualifica para o exercício da atividade profissional. A qualificação fica dividida em 4 módulos com carga horária total de 40 horas. Entre a programação temática estão; Organização do Sistema Elétrico de Potencia – SEP, Organização do trabalho, Aspectos comportamentais, Condições impeditivas para serviços, Riscos típicos no SEP e sua prevenção, Técnicas de análise de Risco no SEP, Procedimentos de trabalho análise e discussão.

Técnicas de trabalho sobtensão, Equipamentos e ferramentas de trabalho escolha, uso, conservação, verificação, ensaios, Sistemas de proteção coletiva, Equipamentos de proteção individual, Posturas e vestuários de trabalho, Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos, Sinalização e isolamento de áreas de trabalho, Liberação de instalação para serviço e para operação e uso. Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados entre outros. Para saber mais sobre esse e outros cursos, acesse Mundial cursos e se inscreva!

 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.