Scroll Top

Curso de NR-10

Curso Básico NR-10 40h

A norma regulamentadora de nº 10 estabelece que as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que tenham habilitação e qualificação com capacitação. É muito comum aparecer dúvidas recorrentes ao que são qualificação, capacitação e autorização sobre trabalhar com eletricidade, para sanar essas pequenas interrogações, abaixo apresentaremos suas definições.

O Profissional qualificado é o que pode comprovar sua conclusão de curso como ser específico em área elétrica como Eletricista, eletrotécnico, engenheiro eletricista. Já o profissional habilitado com registro no competente conselho de classe como Engenheiro eletricista com registro no CREA e o Profissional Capacitado é aquele que recebe a capacitação, orientação e trabalhe sob a responsabilidade do profissional habilitado e autorizado. O curso básico da NR 10 pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho e muitos vêm investindo em sua carreira através dessa capacitação. Para saber mais sobre esse e outros cursos da NRs, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Objetivo do curso

O objetivo do curso é capacitar o trabalhador sobre as medidas de segurança no trabalho com eletricidade ou próximo a ela, estabelecendo os requisitos e condições mínimas objetivando ações e medidas de controle de sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade se aplicando às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes.

Curso básico NR-10 de 40h segue as normativas de segurança atendendo a todas as exigências determinadas, através dessa exigência é importante realizar estes cursos onde o trabalhador poderá contar com conteúdo de qualidade. Estes trabalhadores compreendidos pela normativa NR 10 estão envolvidos diretamente com trabalhos em instalações elétricas e serviços de eletricidade aplicados as fases de geração, transmissão, distribuição bem como consumo. Os profissionais também deverão estar habilitados na aplicação de fases de geração, bem como transmissão, distribuição e consumo de instalações elétricas e qualquer tipo de trabalho voltado as suas proximidades. A partir disto temos todas as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes, e na ausência destas regulamentações ou omissões das mesmas as empresas são notificadas ou multadas, por isso também existe a importância deste tipo de curso.

Conteúdo programático

O curso básico da NR 10 de 40 h atende a exigência de qualificação de eletricidade, abordando todos os conceitos teóricos e de forma prática voltada a segurança do trabalho, para profissionais que interajam com eletricidade no dia a dia. Entre a programação temática estão; Introdução à Segurança com Eletricidade, Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade, Técnicas de Análise de Risco, Medidas de Controle do Risco Elétrico, Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039, Regulamentações do MT, Equipamentos de Proteção Coletiva.

Equipamentos de Proteção Individual, Rotinas de Trabalho e Procedimentos, Documentação de Instalações Elétricas, Riscos Adicionais, Proteção e Combate a Incêndios, Acidentes de Origem Elétrica, Primeiros Socorros, Responsabilidades entre outros. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira e se inscreva!

 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.